-

Todo esse acervo está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, nos menus “O TRE”, “Memória Eleitoral” e “Histórico das Zonas Eleitorais”

A história da criação, extinção e remanejamento das zonas eleitorais de Mato Grosso foi resgatada e documentada para garantir a presente e futura geração o acesso pleno a informação, bem como difundir e cultivar, com transparência, a cultura e a memória institucional da Justiça Eleitoral em Mato Grosso. Todo esse acervo está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, nos menus “O TRE”, “Memória Eleitoral” e “Histórico das Zonas Eleitorais”. 

“É com muita satisfação que apresentamos a página “Histórico das Zonas Eleitorais”, que se concretizou após uma extensa pesquisa, organização, catalogação e levantamento de dados. O histórico das zonas eleitorais sempre foi objeto de muitas consultas, não só por pesquisadores e historiadores, mas também pelos colegas lotados nos Cartórios Eleitorais”, ressaltou a chefe da Seção de Jurisprudência e Documentação do TRE, Marcela Lopes Mendes.

Atualmente em Mato Grosso há 57 zonas eleitorais, no entanto, o resgate histórico envolveu 61ª Zonas Eleitorais, pois contemplou as que foram extintas. Para facilitar a pesquisa, os documentos de cada zona eleitoral estão disponíveis em link próprio, distribuídos em ordem crescente.

“A página relaciona as alterações de abrangência de cada uma das zonas eleitorais no decorrer do tempo, referenciando os respectivos atos normativos e documentos históricos, em inteiro teor. Foram referenciados atos do TRE-MT, do TSE e também de Leis Estaduais de criação de municípios. Esse trabalho será contínuo e perene, pois assim que se constrói uma memória”, explicou o coordenador da Coordenadoria de Gestão da Informação, Gustavo Silveira Castor.

 

O diretor geral do TRE, Mauro Sérgio Diogo, destacou a importância da iniciativa. “Preservar a memória de uma instituição é uma forma de mantê-la viva e de fortalecer suas bases. Reconhecer e conhecer a própria história denota o respeito ao passado e é fundamental na manutenção do presente e construção do futuro”.

Fonte: TRE-MT

Presidente
Marcia Leite
Vice-Presidente
Juarez Vaz
1º Secretário
Rozinei Rodrigues
2ª Secretário
Alessandro Souza
Vereadora
Luciene Caragnato
Vereador
Fabrício Carvalho
Vereador
Alessandro Silva
Vereador
José Airton
Vereadora
Raquel Pereira