-

Antes de sair para votar, é importante ter a certeza de onde fica a seção eleitoral e como chegar ao endereço. Nas Eleições de 2014, o acesso a estas informações ficou ainda mais fácil com o lançamento do aplicativo “Onde voto?”, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). Até o momento, foram feitos 659 downloads e 2.070 consultas.

No aplicativo, o eleitor tem acesso ao endereço do local de votação, além de uma rota traçada via georreferenciamento, para facilitar a chegada à zona de votação. Basta digitar o título e pesquisar. A expectativa é reduzir o número de demandas desta natureza junto à Ouvidoria do TRE-MT. No pleito passado, por exemplo, só nos dias 02 e 03 de outubro de 2012, mais de 95% do montante de quatro mil ligações recebidas eram consultas aos locais de voto.

Disponível atualmente para Android, o “Onde voto?” se tornou uma referência no Brasil. O secretário de Tecnologia da Informação, Ailton Lopes dos Santos Júnior, destaca a importância do aplicativo. “Estamos orgulhosos por fazer parte de um projeto inovador como esse e contribuir para que Mato Grosso seja pioneiro no que diz respeito à informatização do processo eleitoral”.

Fonte: TRE-MT

Marcia Leite